Origem do título de Nossa Senhora do Equilíbrio
Tradução do original em italiano da Abadia de Frattocchie, Roma.
No verão europeu de 1967, um monge, enquanto meditava, pela manhã, vinha-lhe continuamente à imaginação a palavra EQUILÍBRIO. No mesmo dia, colocando em ordem alguns objetos fora de uso, eis que lhe cai em mãos uma placa de bronze com o relevo de uma orante: é a ALMA AEQUILIBRII MATER – SANTA MÃE DO EQUILÍBRIO.
Reproduzida a cores sobre tela pelo Frei Armando Panniello, a venerada imagem vem hoje conservada na Abadia Cisterciense de Frattocchie (Roma), sede central de sua difusão.
O papa Paulo VI, tendo recebido a cópia desta imagem, em setembro de 1968, radiante de alegria exclama: “Santa Maria do Equilíbrio!…Ah! Justamente Aquela que precisamos! Não existe data para festeja-la, pois de manhã à noite vem invocada”.
Com certeza, o papa Paulo VI foi inspirado ao fazer esta declaração, pois hoje mais do que nunca, o mundo precisa do equilíbrio. E Maria, como em todas as virtudes também neste ponto é exemplo vivo para nós. De fato, se observarmos com atenção a narrativa evangélica, vemos que, da Anunciação aos pés da Cruz, as atitudes da Mãe de Jesus relevam o equilíbrio perfeito. Por isso, nas horas difíceis da vida, digamos-lhe com confiança: Santa Mãe do Equilíbrio, roga a Deus por nós e concede-nos a graça do Equilíbrio!
Comentarios