Biografia
Luciano Dídimo Camurça Vieira nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 22 de fevereiro de 1971. É poeta e escritor. Filho de Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira e Maria Evendina Camurça Vieira. É casado com Ruth Leite Vieira desde 03 de julho de 1993, com quem tem cinco filhos.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Direito pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UNIDERP. Servidor Público Federal no cargo de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. Diretor de Secretaria da 16ª Vara do Trabalho de Fortaleza.
Membro da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares (OCDS). Presidente Provincial da OCDS (Província São José) nos triênios 2013-2016 e 2016-2019. Membro da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), tendo sido presidente nos biênios 2020/2021 e 2022/2023. Presidente do Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade (IHD). Membro fundador e vice-presidente da Academia Brasileira de Sonetistas (ABRASSO); membro do coletivo Fórum do Soneto; membro das seguintes associações literárias: Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios de Pindoretama (ACLAP); Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (AVIPAF); Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa (AVPLP); Academia de Letras dos Municípios Cearenses (ALMECE); Academia Fortalezense de Letras (AFL) e Associação Nacional de Escritores (ANE).
Autor dos livros de poemas “A Rosa da Certeza” (2016), "A Rosa Marrom" (2020) e “A Rosa Verde - Sonetos de Esperança” (2021) e “A Rosa de Pérola - Sonetos Preciosos” (2023) bem como organizador das coletâneas “O Sol do Amor - Exercícios de Admiração para Horácio Dídimo” (mar/2019), “Maria, Mãe da Poesia” (mai/2019), “100 Sonetos de 100 Poetas” (ago/2019), "Odisseias Literárias" (out/2019), “As Novas Historinhas do Mestre Jabuti” e “Os Novos Poeminhas do Passarinho Carrancudo” (mar/2020), “Odisseias Literárias II” (out/2020); “Pindoretama contada em causos” (dez/2020); “Eu conto com Nossa Senhora” (out/2021); Odisseias Literárias III (out/2021); Odisseias Literárias IV (out/2022), Oratório Poético (nov/2022) e “Eu conto com São José” (out/2023). Atua, ainda, como colunista na Revista "Entre poetas e poesias".
A ROSA VERDE
Sonetos de Esperança
"Mantendo intocada a vocação literária, aliando erudição e leveza, a tessitura narrativa de Luciano Dídimo é semeada com o zelo poético característico de sua trajetória. Os 50 sonetos desta obra são tecidos artesanalmente com sintagmas que oferecem profundo conhecimento e sentido bíblico – Livro Sagrado que inspira o autor com maestria. A “voz” que nos fala vem de dentro da “Palavra”, revelando ao leitor a compreensão do que há de evocativo em suas memórias afetivas."
(Manoela Ferrari, jornalista e escritora)
A ROSA MARROM
O Carmelo é uma rosa
No jardim da nossa Igreja
Uma rosa glamourosa
Uma rosa benfazeja
(...)
"As suas poesias são orações que podem nos ajudar no nosso caminho espiritual e humano. Breves sínteses de espiritualidade que despertam em nós o desejo de ler os escritos dos místicos do Carmelo e de viver com maior intensidade e amor a nossa vida de compromisso. Cada poesia-oração deve se meditada e rezada, seja pessoalmente seja também comunitariamente. Sem dúvida este pequeno livro de espiritualidade poética fará um grande bem ao Carmelo, à Igreja e a todos os que o lerem."
(Frei Patrício Sciadini, ocd)
A ROSA DA CERTEZA
EM MINHAS VEIAS
Estou assim
"impossível"
fazendo versos
criando rimas
Estou assim
impulsivo
querendo abrir
essas cortinas
Vou escrevendo
naturalmente
como as aranhas
tecem as teias
Não tenho culpa
está no sangue
tem poesia
em minhas veias
Luciano Dídimo