VOCAÇÃO À FAMÍLIA
Agosto é o mês das vocações. O mês vocacional foi instituído na 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Portanto, a Igreja no Brasil nos convida a contemplar a cada domingo do mês de agosto uma vocação específica.
No primeiro domingo contemplamos a vocação sacerdotal e celebramos o Dia do Padre. No segundo domingo contemplamos a vocação à família e celebramos o Dia dos Pais. No terceiro domingo contemplamos a vida consagrada e celebramos o Dia do Religioso e da Religiosa. No quarto domingo contemplamos a vocação leiga, celebrando o Dia dos Ministérios Leigos. Quando o mês de agosto possui cinco domingos, no quinto domingo celebramos o Dia do Catequista.
Como toda vocação, a vocação à família é um chamado de Deus e exige de nós uma resposta. Responder com coragem e responsabilidade a esse chamado, é um grande desafio. Sabemos que por nossas próprias forças, não conseguimos. Pela fé, damos o nosso sim, e acolhemos com esperança as dores e adversidades, mas acolhemos também com muita alegria as bênçãos e dons, frutos da vivência da vocação familiar.
Que neste domingo dedicado à família, Deus olhe para a nossa sociedade brasileira, e dê coragem aos pais de família e responsabilidade aos pais sem família. Que Deus dê união às famílias divididas, saúde às famílias adoentadas, equilíbrio às famílias desnorteadas, alimento às famílias famintas, paz às famílias perseguidas e fé às famílias desiludidas. Que Deus dê consolo aos filhos que perderam seus pais e aos pais que perderam seus filhos, quer tenham sido levados pela morte, quer tenham sido levados pela droga, pelo crime, ou o que quer que seja.
Que neste domingo dedicado à família, possamos perguntar a Deus o que Ele quer que cada um de nós faça em prol da vida, da família e da dignidade humana.
Feliz Dia dos Pais, feliz dia da família!
Escritor, poeta, servidor público federal,
Presidente Provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Membro da Academia Brasileira de Hagiologia
Kommentare